Quando você resolve ter uma empresa, precisa entender que tudo vai ser sobre pessoas!
Você deve estar pensando, mas no começo será só eu, porque eu não tenho funcionários!
Você está muito enganada, mesmo que não tenha colaboradores contratados terá fornecedores, as vezes um serviço de entrega, e lógico o seu cliente! Saber o que as pessoas buscam e esperam fará da sua empresa um local de crescimento e avanço!
Como gerir pessoas ?
Os principais processos da gestão de pessoas.
1. Agregar pessoas
Agregar é fazer com que novos profissionais, novos clientes façam parte da sua empresa entendam a sua CULTURA, contribuindo para o seu crescimento.
O mais importante nesse processo é você ser, ao invés de tentar parecer e lembre-se as pessoas se inspiram em seus comportamentos. Uma ação vale mais que mil palavras!
2. Aplicar pessoas
Imagine um time de futebol. Nele, todos conhecem suas funções e entendem que dependem uns dos outros para alcançar o resultado desejado: o gol. Essa é a sua função como gestor, direcionar as pessoas para o resultado, ela deve se sentir parte do time, entender seu papel e começar a entregar resultados.
3. Recompensar pessoas
Atualmente, não basta estabelecer metas desafiadoras e cobrar resultados contínuos — é preciso que o seu time seja reconhecido e recompensado por suas conquistas. Isso cria um forte senso de meritocracia, o fazer por merecer.
Não esqueça de se Incluir nessa recompensa, pelo que você trabalha? O seu "EU" pessoa física, você merece ser recompensado, viajar nas férias, experiência gastronômica e para isso sua empresa precisa dar lucro. E o lucro está totalmente ligado com uma boa gestão.
Quando você é recompensado de acordo com os seus resultados, passa a empenhar-se mais na realização de cada tarefa, aumentando sua produtividade e seu comprometimento com os resultados.
Para criar boas recompensas, além de oferecer um salário justo e bons benefícios, é preciso levar algumas coisas em consideração. Veja as principais:
recompense de acordo com a complexidade de cada tarefa;
equilibre recompensas financeiras e não-financeiras;
defina estímulos que sejam realmente desejados pelos funcionários ou por você (importante nesse tópico se conhecer e conhecer a equipe);
recompense de acordo com a saúde financeira da empresa, por isso falei do lucro nas linhas acima.
4. Desenvolver pessoas
O quarto processo da gestão de pessoas refere-se à necessidade de manter todos os colaboradores treinados. Uma empresa saudável tem processos replicavéis. Se você não tem um processo você é o processo e é por isso que você não consegue delegar tarefas técnicas, ou vendas, marketing. Sua equipe não executa as funções porque não foram treinadas. Quando são treinadas, é possível alcançar resultados cada vez maiores e bater continuamente as metas estabelecidas.Um bom treinamento deve ser iniciado com uma avaliação de desempenho dos funcionários, buscando identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser aprimorados.
5. Manter pessoas
Quando a evasão de funcionários é elevada, a empresa é prejudicada existe a perda contínua de mão de obra qualificada e o acúmulo de tarefas para os profissionais que ficaram.
Por tudo isso, é indispensável manter sua equipe feliz e fiel à marca.
Veja as principais fatores para que seu colaborador não te troque por qualquer proposta de salário um pouquinho mais alta, saiba que não é o dinheiro que mantém as pessoas no emprego:
crie um ambiente de trabalho agradável e produtivo;
melhore o diálogo interno;
estimule o relacionamento entre líderes e seus liderados;
ofereça feedbacks de forma contínua;
estabeleça um plano de carreira;
invista em benefícios complementares.
As maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo investem cada vez mais na satisfação e retenção dos seus colaboradores.
6. Monitorar os resultados
A gestão envolve números, você já pensou ai que eu sei, odeio planilha, números.
Mas vou te fazer uma pergunta você gosta de dinheiro? Então precisa aprender a gostar dos números. Como vai saber se está tendo lucro ou prejuízo, esse fator vai além de conseguir pagar as contas no final do mês.
nível de satisfação e fidelidade dos colaboradores;
retorno sobre investimentos (ROI);
nível de satisfação dos clientes finais.
taxa de conversão dos leads
cliente recorrente
ticket médio
Esses indicadores devem ser acompanhados de forma contínua, e utilizados para tomar decisões estratégicas dentro da empresa, como: treinar, promover ou demitir alguém. Quando isso é feito, é possível tomar decisões de forma mais ágil e acertada!
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